Categorias
Dicas

Dicas e Truques para seu ateliê

Oi gente, tudo bem!?

Vim trazer para vocês algumas dicas e truques para ter em seu ateliê. São dicas essenciais de itens básicos para você ter no começo do seu ateliê e conseguir se organizar com suas encomendas e seu trabalho.

Mesa e cadeira confortáveis

É interessante que esses itens sejam confortáveis, pois você poderá ficar horas sentado(a), então precisa ter uma boa postura e se sentir bem para que não haja problemas futuros como dores na coluna, braços e pescoço. (Se você quiser, confira os vídeos no IGTV sobre Saúde da Artesã, onde dou dicas com cuidados de postura LINK)

Caderno de ideias

Ele serve como apoio quando você precisa anotar itens para comprar ou surge uma nova ideia de amigurumi, anote para não esquecer! Gosto de ter um caderno pequenininho, assim, fica fácil de carregar na bolsa (: E aproveito para anotar tudo mesmo!

Fita métrica

Tenha sempre uma fita métrica, principalmente para medir a posição dos bracinhos, dos olhos ou de algum adereço. Com a fita métrica você tem a precisão de estar colocando tudo no lugar certo e ficar bem bonitinho nosso amigurumi.

Balança de precisão

Ela é essencial no momento de pesar a sua linha para poder precificar o produto. Item de grande importância para conseguir colocar o valor correto dos amigurumi.

Calculadora;

Não tem problemas de fazer contas de cabeça, mas para agilizar nosso tempo é bom ter sempre uma calculado por perto. Junto com a balança, a calculadora ajuda a calcular todos os itens para a precificação final do produto.

Caixas organizadoras

Podem ser pequenas, grandes, com ou sem divisórias. Ideal para guardar todos os adereços dos amigurumis de forma organizada, como botões, lacinhos, florzinhas, pompom, marcador de ponto, tesouras, etc. Ou até mesmo, seus materiais maiores, como novelos ou itens de composição de fotos.

Cola de tecido;

Tem alguns amigurumis que não tem a necessidade de realizar a costura (quando não são para crianças, ok). Então você pode colar suas partes ou adereços, e assim facilitar o processo de seu trabalho.

Alfinetes;

Dica importante: tenham muitos, mas muitos alfinetes!

Eles iram ajudar na hora de costurar as partes do seu amigurumi. Prenda todos os membros e adereços com os alfinetes, e assim “modele” até chegar no ponto que gosta, verificando se nada está torto. Depois só costurar, assim fica super fácil.

Caixinha de costura

Tenha uma caixa com vários tipos de agulhas, maiores e menores, e várias cores de linhas, pois ajudam na hora detalhes e ajustes nos amigurumis ou nas peças que vão compor ele.

Tesoura (pelo menos três tipos)

Indico que tenha pelos menos três tipos de tesoura, pois cada uma servirá para uma finalidade. Por exemplo, tenha uma tesoura para papel, uma para tecido e uma menor para linhas e arremates. O motivo de ter três tipos é para não estragar o fio/ corte da tesoura. Cada coisa apresenta um espessura e uma dificuldade de corte, se usamos uma única tesoura para tudo, com o tempo ela irá perder o fio/ corte e assim prejudicar o resultado de seu trabalho. Sendo assim, tendo uma para cada atividade, preservamos “sua vida útil” (:

Além das tesouras, acho legal também ter um cortador sem ponta. Ele é prático, dá para carregar em bolsas e até levar em viagens, pois não possui ponta afiada.

É isso, espero que tenham gostado das dicas e truques para o ateliê e espero ter ajudado!

Tem um vídeo no Instagram @franscrochet onde explico tudo isso de forma ilustrativa e mostro todos os itens que eu possuo no meu ateliê.

Qualquer dúvida ou comentários, me escrevam abaixo (:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *